É São João, mas eu estou de dieta, então o que posso comer?

É no mês de junho que temos os dias de São Pedro, São João e Santo Antônio. E como parte de uma só celebração veio a festa junina, que embora tenha mais força em alguns estados do Nordeste é comemorada em todo o país. Além de músicas e brincadeiras típicas, esse evento conta também com pratos bem característicos, que deixam qualquer um com água na boca. Mas quem está de dieta deve passar longe do arraial? Nada disso! É preciso saber apenas quais devem ser evitados para curtir o evento sem peso na consciência. Dá uma olhada em alguns que é melhor passar longe:

Maçã do amor possui corante e alto teor de açúcar

Ok, maçã é sim um alimento muito benéfico para o corpo. Afinal, ajuda na saúde bucal, protege a garganta, reduz os riscos de diabetes e até favorece o emagrecimento, graças as suas fibras. O problema é que a maçã do amor conta também com uma calda caramelizada que possui alto teor de açúcar e corante. Isso significa que eleva o índice glicêmico, o que aumenta a quantidade de glicose no sangue, podendo contribuir para o aumento de peso. Além disso, pessoas que ingerem açúcar em excesso podem acabar desenvolvendo diabetes. Já o corante artificial possui em sua fórmula substâncias que muitas vezes são cancerígenas.

Uma unidade de paçoca tem mais de 100 calorias

A não ser que você coma uma paçoca saudável é melhor evitar esse doce típico de festa junina. Isso porque a paçoca também possui uma quantidade muito elevada de açúcar, e por isso é péssima para quem está fazendo dieta. Além disso, é altamente calórica, com uma unidade possuindo mais de 100 calorias! Portanto, é péssima para quem é adepto da dieta low carb. Ao mesmo tempo, é bom lembrar que ela é feita a partir do amendoim, e por isso compartilha com ele diversos benefícios, como ser rica em fibras e em vitamina E.

Canjica possui ingredientes muito calóricos

Não há como negar que a canjica é um dos pratos que faz mais sucesso na festa junina. Afinal, é quente e doce, a combinação perfeita para quem gosta de sobremesas e não quer passar frio no outono. O problema é que 100 gramas de canjica possuem mais de 200 calorias! Afinal, para prepará-la é preciso utilizar leite condensado e creme de leite, dois ingredientes que por si só são banidos de qualquer dieta.

Quentão é feito com álcool

Para quem não sabe, quentão possui cachaça em sua receita, e esse ingrediente por si só deve ficar de fora de qualquer cardápio. Isso porque possui um alto teor de álcool, que por sua vez pode trazer diversos problemas para a saúde, como aumentar a chance de a pessoa desenvolver depressão, cirrose ou mesmo ansiedade. Além disso, ele reduz o metabolismo do corpo, gerando em consequência o aumento de peso.

Cocada pode ter mais de 400 calorias

Você sabia que uma única cocada pode ter mais de 400 calorias? A quantidade é impressionante, mas se considerarmos que seus ingredientes são basicamente açúcar e leite condensado o valor faz sentido. É claro que sempre há versões mais saudáveis e menos calóricas de qualquer prato. Portanto, se o seu objetivo é comer sem culpa na festa junina vale a pena buscar opções diet ou mais naturais dos seus pratos mais famosos, ou então comer alimentos orgânicos e ainda assim típicos, como milho.

 

Comidas típicas de São João: é possível ser saudável?

A resposta é: SIM! Você pode escolher ser mais saudável e consumir itens que não vão prejudicar seu resultado de emagrecimento! Vamos conhecer algumas opções:

Pipoca

A pipoca preparada em casa é um alimento benéfico porque tem fibras e um pouco de vitamina A. Contudo, é preciso evitar os temperos industrializados e as gorduras (margarina) para não torná-la prejudicial. É importante lembrar que a pipoca de micro-ondas tem uma quantidade significativa de gordura e deve ser banida do nosso cardápio.

Milho verde cozido

Sobre o rei da festa, o milho, se trata de um cereal rico em carboidratos e outros nutrientes, como vitamina B1 e B2, vitamina E e fibras. Ele também apresenta dois importantes antioxidantes que contribuem para a saúde da visão: zeaxantina e luteína. “O alimento in natura é saudável, porém devemos evitar acrescentar sal e margarina ou manteiga”. A respeito do bolo de milho, podemos  consumir mas, sem exageros, por causa, mais uma vez, do açúcar e da gordura.

Cuscuz de tapioca

Cuscuz é uma delícia, né? Ele é feito com tapioca, coco, leite de coco, leite de vaca integral (ou água quente) e açúcar. Para deixá-lo mais saudável a minha sugestão é: substituir o leite de vaca por água, dobrar a quantidade de leite de cocô ou incorporar outros leites vegetais à receita, além de usar o adoçante xilitol no lugar do açúcar (ou usar açúcar com moderação).

Bolo de fubá

Bolo de fubá é tudo de bom e, além de lembrar casa de vó, acho que tem muita cara de festa junina! Mas lembre-se sempre de consumir com moderação.

Aí você deve estar se perguntando. Está falando alguma coisa, será que esquecemos de um ingrediente bem tradicional e muito importante? Na verdade, não! Ele ficou por último de propósito. Já sabe qual é?

O AMENDOIM!

Ele é um misto das duas listas, ele pode fazer bem e também pode fazer muito mal!

Porque em uma xícara de amendoim cozido nós temos quase 600 calorias, sem contar no teor elevadíssimo de gordura! Então é preciso ter muito cuidado com seu consumo, pois ele pode causar um grande estrago em sua dieta se você não conseguir comer apenas um punhado! Algumas pessoas preferem até nem comer, pois quando começam não conseguem mais parar! Sem contar no teor elevadíssimo de sódio que possui que pode te deixar com uma enorme retenção de líquidos no dia seguinte!

No fim, conseguimos compreender que, o importante é saber escolher! Faça suas escolhas baseadas nos seus gostos, aproveite o momento, tenha moderação e aproveite o São João!

https://www.casarnaoengorda.com.br/2016/06/21/como-aproveitar-sao-joao-forma-saudavel/
https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/festa-junina-saudavel-o-que-evitar-para-nao-sair-da-dieta-durante-o-arraial_a8799/1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *