Açúcar: um doce vilão

Quem nunca comeu ou pelo menos pensou em comer um docinho depois de uma refeição? Ou ainda, que em um dia estressante, se permitiu comer uma ‘gordice’ dizendo “hoje eu mereço”?

Esse hábito, que já virou comum entre os brasileiros, faz com que a quantidade de açúcar ingerida durante o dia seja consideravelmente elevada.

Isso sem falar nos alimentos processados que consumimos, que muitas vezes nem sabemos que possuem esse ingrediente, ou até sabemos que têm, mas não imaginamos a quantidade.

Spoonful of Sugar

Spoonful of Sugar

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que o consumo do açúcar seja, em média, de apenas 25 gramas por dia. Devendo corresponder até 5% das calorias de uma dieta com aproximadamente 2.000 kcal/dia. Para ser ter uma ideia, só uma lata de refrigerante chega a ter o dobro de açúcar que é sugerido para ser consumido durante todo o dia.

É compreensível o fato do brasileiro, e do ser humano de uma forma geral, gostar de doces. Desde crianças, somos condicionados a ter o doce como uma forma de recompensa. Até hoje é muito comum vermos pais falando para o filho: “se comer tudo vai ganhar sobremesa.” ou “se você se comportar, vai ganhar um doce”. Transformando o doce em uma espécie de prêmio. E isso tem um efeito psicológico muito grande.

Além disso, o consumo do açúcar está ligado à liberação de serotonina, que proporciona aquela sensação de prazer.

Esse consumo exagerado de açúcar vem aumentando, e isso é preocupante. Só nos últimos cinquenta anos, triplicou o consumo de alimentos doces.

Porém, para o nosso organismo, a ingestão de açúcar é totalmente dispensável, e o seu consumo exagerado pode desencadear inúmeras consequências para nossa saúde. De acordo com recente artigo publicado na revista cientifica “Nature”, o açúcar pode ser tão prejudicial à saúde quanto o abuso de álcool e cigarro.

O consumo excessivo desse ingrediente pode dar início a um processo que resulta na perda de colágeno e no envelhecimento da pele, favorece a liberação de radicais livres e pode elevar as taxas de triglicérides no sangue, levando ao ganho de peso, que, por sua vez, pode desencadear outros problemas.

80% das pessoas obesas têm algum problema de saúde ligado ao sobrepeso, como hipertensão, diabetes, gordura no fígado, apneia do sono e disfunções articulares ou ortopédicas. Apenas 20% dos obesos estão com o funcionamento do organismo em dia.

É importante destacar que o açúcar por si só não causa uma doença como diabetes, é necessário que haja uma predisposição genética. Assim, é necessário o histórico familiar + a ingestão excessiva de açúcar para desenvolver essa doença no individuo.

O excesso de açúcar também está relacionado Inclusive à hiperatividade e ao déficit de atenção, segundo pesquisas.

O consumo do açúcar não está proibido, a recomendação é que seja ingerido com moderação. Vale a pena ficar de olho na quantidade de açúcar usada, criar o hábito de fazer escolhas mais saudáveis, acostumar o paladar a sabores menos intensos. No começo pode parecer difícil, mas logo você se acostuma e a sua saúde agradece!

caveiras_acucar_2

*com informações do G1, Exame, O Globo e Estadão

 

One response to “Açúcar: um doce vilão”

  1. inicios disse:

    Que bom que encontrei seu site. Conteúdo muito bom. Abraço e sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *