Carboidrato não é o vilão do emagrecimento.

ietas famosas restringem o consumo deste alimento, ameaçando a saúde e até a perda de peso

Existe um senso comum que diz que os carboidratos são os grandes vilões do emagrecimento e que, para diminuir medidas, o certo é abolir ou reduzir ao máximo este componente da dieta. Existe, inclusive, um programa alimentar que se tornou famoso no mundo todo e que elimina por completo a ingestão de carboidratos durante as fases iniciais, que perduram por meses (a Dieta Dukan).

Segundo a nutricionista Sandra Breanza Leite, membro do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo, não só este conceito é equivocado, como a prática pode ser prejudicial para saúde e até comprometer o processo de perda de peso.

Existe sim o carboidrato vilão da sua dieta, como pães, massas brancas, bolos, bolachas e outros, mas o carboidrato bom como arroz integral, batata doce, inhame, cereais como a  quinua, aveia, linhaça, etc., são alimentos do bem, fundamentais para a construção muscular, dar energia, manter os níveis de açúcar no sangue e no pós treino, mantém os níveis de glicogênio no sangue, ajuda no bom humor, enfim, no bom funcionamento do organismo.

Crédito: Shutterstock

Segundo Sandra, os carboidratos são o combustível do organismo e sua principal fonte de energia. No entanto, seu consumo excessivo pode, sim, levar ao aumento de peso corporal e outros problemas de saúde, como sobrecarga do pâncreas e picos de glicemia, o que pode, a longo prazo, resultar em diabetes. “O ideal é consumir alimentos integrais, como arroz integral, produtos que levam farinhas integrais, açúcar mascavo, etc.”, recomenda.

A especialista diz que, para uma dieta de emagrecimento, o ideal é fracionar as refeições de forma que a pessoa não sinta fome. “Devemos lembrar que os alimentos são termogênicos e que fracionar as refeições, evitando que o organismo fique em jejum por muito tempo, pode aumentar o funcionamento do metabolismo”, argumenta. Segundo ela, a pessoa que deseja reduzir medidas deve diminuir o consumo de gorduras, manter a ingestão de carboidratos, dando preferência aos alimentos integrais, incluir fibras solúveis e insolúveis na dieta de acordo com recomendação médica, consumir vitaminas e minerais, como frutas, legumes e verduras, e moderar a ingestão de proteínas, uma vez que elas podem causar problemas renais e hepáticos.

Consumo com moderação os carboidratos do bem e você com certeza vai conseguir emagrecer com saúde e disposição.

2 responses to “Carboidrato não é o vilão do emagrecimento.”

  1. Quero receber mais informações para emagrecer com saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *