Abacate: O vilão que virou mocinho.

Por muito tempo considerado vilão na dieta devido seu alto teor calórico, o abacate volta à cena como aliado de uma alimentação saudável devido aos seus inúmeros benefícios.

Diferente da maioria das frutas, o abacate possui baixa quantidade de carboidrato, tem índice glicêmico baixo e é composto, em sua maior parte, por gorduras boas.

Dentre as gorduras presentes no abacate, a monoinsaturada (a mesma presente no azeite) é a que mais se destaca, pela grande quantidade em que se apresenta e pelos seus benefícios. Ela é associada à redução da gordura abdominal, que é a mais perigosa em termos de fator de risco para o desenvolvimento de doenças relacionadas ao sobrepeso.

A fruta ainda ajuda a reduzir o pico de insulina, responsável por armazenar toda caloria extra em forma de gordura localizada. Já o ômega 9 existente, ativa o adiponectina, hormônio que faz o corpo produzir a energia que precisa a partir dos depósitos de gordura.

O abacate também ajuda a melhorar a aparência das estrias, rugas e celulites, pois é rico em vitamina C, que ajuda na metabolização do colágeno. Possui ainda antioxidante, que evita o envelhecimento das células da pele, deixando-a mais vistosa.

Para quem malha, a fruta é um excelente pré-treino, pois confere energia para a execução da atividade física, e possui proteína, que colabora na recuperação do músculo.

O abacate é um alimento completo, e possui nutrientes importantes para o equilíbrio do nosso organismo. É rico em sais minerais como magnésio, fósforo, potássio e zinco, e em vitaminas A, C, E e do complexo B. É um alimento muito calórico sim, contudo, quando consumido com moderação, você poderá usufruir de todos os benefícios que esta fruta pode proporcionar. Mas lembre-se, é recomendado o consumo em pequenas porções, no máximo ½ abacate por dia.

abacate-hidrata-a-pele-e-melhora-o-treino-1-640-427

Conheça outros benefícios da fruta:

– melhora a capacidade de memória;

– indicado no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares;

– tem ação anti-inflamatória;

– reduz o estresse;

– é anticancerígeno;

– ajuda a controlar o colesterol e a pressão sanguínea;

– fornece energia aumentando a disposição.

Tabela nutricional:

Componentes

Quantidade por 100 g de abacate

Energia

108 calorias

Proteínas

1,1 g

Gordura Total

10,5 g

Gordura monoinsaturada

6,5 g

Carboidratos

2,3 g

Fibras

3 g

Vitamina C

3 mg

Vitamina A/caroteno

32 mcg

Vitamina E

2,1 mg

Ácido Fólico/Folato

11 mcg

Potássio

326 mg

Fósforo

36 mg

Com informações dos sites Boa Forma, Extra, Tua Saúde e Mundo Boa Forma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *