Saiba mais sobre a gordura que faz bem a sua saúde

Com o passar dos anos a ciência evoluiu em pesquisas e já está comprovado que a ingestão de gordura faz muito bem a saúde. Mas calma! Não é para você sair por ai comendo fritura. Estamos nos referindo à gordura boa, monoinsaturada, presente nas castanhas e no azeite de oliva, que, entre outros benefícios, tem a função de proteger o organismo de infartos e derrames, pois retira as moléculas de colesterol das artérias.
Segundo pesquisa da Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, o consumo diário de castanhas reduz o LDL, o mau colesterol, e a taxa de triglicérides.
Em uma dieta saudável, essa gordura boa deve corresponder a 20% das calorias ingerida diariamente.
Uma interessante e saborosa fonte desse tipo gordura é a castanha, a exemplo do pistache, avelã, amendoim, castanha de caju, amêndoas e nozes.

Conheça outros benefícios:

Nuts' mixture

• prolongam a sensação de saciedade;
• combatem os radicais livres;
• ação antioxidante;
• possuem minerais que ajudam o corpo a funcionar corretamente da cabeça aos pés;
• melhora a imunidade;
• efeito anti-inflamatório;
• atividade anticancerígena;
• proteção da pele, unha e cabelo;
• reduz sintomas da tensão pré-menstrual (TMP);

Nutrientes
Possuem selênio e a vitamina E, minerais como fósforo, magnésio e zinco. São ricas em arginina, contém fibras e proteína. Mas atenção! As castanhas não substituem o consumo de carnes, frutas e hortaliças.

Armazenamento
Para melhor conservação das características e nutrientes, guarde suas castanhas em um recipiente fechado e dentro da geladeira. Aquecê-las em altas temperaturas também pode comprometer alguns de seus benefícios.

Quantidades
É indicado a ingestão de uma porção diária. Contudo, a quantidade irá variar de acordo com o tipo.
Nozes, castanha de caju, amêndoas e macadâmia são recomendadas 4 (quatro) unidades por dia; já a castanha-do-pará, 2 (duas) unidades, pois ela é rica em selênio e seu consumo exagerado e continuo pode intoxicar o organismo.

Sugestão de consumo
As sementes oleaginosas podem ser consumidas das mais variadas formas e preparos. Por ser muito versátil, pode acompanhar desde frutas, cereais, iogurtes e saladas, a pratos quentes, bolos e pães. Basta usar sua criatividade para inserir da forma mais gostosa esse alimento ao seu dia a dia.
O horário mais indicado para consumi-las é entre as refeições, para melhor controle do apetite e da glicemia.

Lembre-se! O consumo de castanhas in natura é mais saudável, pois versões industrializadas, em geral, possuem muito sal, chocolate ou açúcar.

*Com informações de Globo Esporte, Portal Brasil, M de Mulher e Minha Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *