Alimente-se errado e envelheça mais rápido

A indústria de cosméticos é uma das que mais crescem, e isso não é por acaso. É cada vez maior o número de pessoas preocupadas com a aparência, buscando uma imagem mais jovem, tentando retardar o envelhecimento.

Fatores genéticos, hábitos saudáveis, práticas de atividade física, uma boa noite de sono e os tratamentos cosméticos, é claro que ajudam. Contudo, existe uma variável muita mais simples de ser controlada – a alimentação. Isso mesmo! Existem alimentos que podem potencializar o envelhecimento do corpo e outros que favorecem a sua permanência saudável. Lembra daquela máxima “você é o que come”? É verdade!

Não estamos falando apenas de uma questão estética, vai muito além disso. É saúde! O nosso corpo precisa estar bem por dentro, funcionando de forma adequada, isso vai refletir positivamente na aparência da pele, dos cabelos e assim por diante.

Muitas vezes, para compensar erros na dieta, alguns órgãos têm que trabalhar exaustivamente, e, por consequência, envelhecem mais cedo.
Hoje vamos falar sobre alimentos que têm efeitos maléficos no nosso organismo.

150907105523_envejecimiento_624x351_thinkstock

Vamos aos vilões?!

Doces

Comer um doce de vez em quando não vai deixar seu organismo envelhecido. O problema é quando se faz disso um hábito.

Quando consumimos mais açúcar que o nosso organismo consegue processar, desencadeia um processo chamado glicação, prejudicando o funcionamento das biomoléculas.

O açúcar é transformado em energia, e como, normalmente, a pessoa não gastará toda a energia produzida, ela é estocada em forma de gordura. Que, por sua vez, provoca processos inflamatórios no organismo, fazendo ele envelhecer.

Para se ter uma ideia, uma pessoa com diabetes, que possui excesso de açúcar no sangue, envelhece 30% mais rápido que outra que não possui a doença.

Álcool

Além de desidratar e interferir no sono, o álcool afeta o funcionamento do fígado, impedindo-o de expelir as toxinas que seriam eliminadas naturalmente, favorecendo o aparecimento de acne, rugas e rosácea (uma doença inflamatória crônica da pele).

Gordura

A gordura é fundamental para o funcionamento do corpo humano. Contudo, em excesso, principalmente a saturada, eleva os níveis de colesterol ruim, e acaba se depositando nas artérias. Por consequência, o coração, para compensar, precisa trabalhar mais, surgindo assim os problemas cardiovasculares.

Segundo pesquisas, o excesso de gordura também atinge o cérebro, destruindo neurônios.

Alimentos processados

Esses alimentos, além de conterem muito sal, possuem sulfitos e outros conservantes, aromatizantes, colorantes… que causam inflamações na pele e aceleram o envelhecimento.

Sal

O sal causa diversos malefícios ao nosso organismo. E mesmo não acrescentando-o diretamente na comida, ele está mascarado em alimentos industrializados, como sucos em caixinha, enlatados, embutidos e até em alimentos doces, como o biscoito recheado.

Não é necessário retirar o sal da dieta, e sim consumi-lo com moderação. Em quantidades adequadas, o sal é importante para o equilíbrio eletrolítico do corpo.

Carne queimada

Existem pessoas que gostam da carne mal passada. Mas há quem prefira bem assada. E aí está o perigo! A carne tostada pode conter hidrocarbonetos, substancia que favorece o processo inflamatório e a destruição do colágeno.

Agora que já sabe quais alimentos deve evitar, aguarde nosso próximo post sobre os alimentos benéficos para saúde.

 

 

*com informações de O Globo, Ig e Minha Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *