O rejuvenescimento que vem dos alimentos
Como falamos no último post, os alimentos exercem importante papel em nosso organismo.
Se fizermos boas escolhas e usarmos da maneira correta, eles se tornam grandes aliados da nossa saúde e nos ajudam a manter a juventude do organismo. Porém, escolhas erradas os tornam verdadeiros vilões, e provocam o envelhecimento precoce.
Hoje vamos focar apenas nos que têm efeitos benéficos em nosso organismo.
Alguns alimentos ajudam a prevenir a degeneração das células, têm efeito antioxidante, combatendo o excesso de radicais livres, principal gerador do envelhecimento precoce.
Para mantermos nossa saúde em dia, é fundamental mantermos uma dieta balanceada – com proteínas, carboidratos, fibras e gorduras boas – sem excessos. Mesmo um alimento bom, saudável, quando consumimos com exagero, sobrecarrega o órgão responsável por sua metabolização, desgastando-o fazendo que ele também envelheça precocemente.
Em geral, os alimentos naturais fazem muito bem para nossa saúde. Contudo, quando o assunto é manter a juventude, alguns se destacam. Confira os principais:
Abacate
Ajuda a melhorar a aparência da pele, pois retarda o aparecimento de rugas e linhas de expressão, e do cabelo, deixando-o mais forte e brilhante. Rico em gordura boa, também colabora com a prevenção de doenças cardíacas.
Melão
Cheio de nutrientes e com ação hidratante, pois possui muita água, entre outros benéficos, esta fruta tem efeito antioxidante e melhora o sistema imunológico
Mamão
Rico em papaína e betacaroteno, colabora no combate aos radicais livres e têm ação esfoliante na pele.
Maçã
Dentre seus inúmeros benefícios, a maça é rica em fibras e outros nutrientes, que protegem a pele dos efeitos nocivos dos raios solares, reduz o risco de câncer e ajuda a controlar o colesterol ruim.
Frutas vermelhas
Cheias de substâncias que neutralizam os radicais livres, elimina as toxinas do corpo e melhora a imunidade.
Limão
Ajuda no bom funcionamento do fígado, melhora a aparência da pele, é digestivo e ajuda a eliminar as impurezas do organismo.
Folhas verdes
Com baixas calorias e ricas em fibras, proporcionam saciedade e colaboram na manutenção do peso. Ricas em antioxidantes e outro nutrientes, ajudam a desintoxicar o organismo.
Alho
Apesar do sabor forte, ele vai bem em várias preparações. Ajuda a evitar a degeneração das células, previne doenças do coração.
Gengibre
Esta raiz tem efeito termogênico, fortalece o sistema imunológico e facilita a digestão.
Oleaginosas
Inclui-se aqui avelã, pistache, amendoim, castanha do pará e de caju, amêndoas e nozes. São excelentes fontes de gorduras saudáveis, proporcionam energia, e vitalidade e ajuda na prevenção de doenças.
Iogurte
Rico em minerais, é um importante ‘rejuvenescedor’. Contem bactérias saudáveis, ajuda a equilibrar a flora intestinal, colabora na absorção dos nutrientes e estabiliza a imunidade. Opte pelas versões naturais.
Cenoura
Repleta de betacaroteno, a cenoura ajuda a proteger a pele, a visão e a imunidade.
Aveia
Fonte de fibras, tem efeito anti-inflamatório, ajuda a diminuir o colesterol ruim.
Tomate
Super comum na mesa dos brasileiros, é fonte de vários nutrientes e antioxidantes, diminui i índice de câncer no pulmão e próstata e ajuda a controlar os nervos.
Peixes gordos
Como o atum, salmão e sardinha, rejuvenescem o cérebro e ajudam a controlar as taxas do colesterol.
Cebola
Fortalece os ossos, tem ação antioxidante e anti-inflamatória e ajuda a desintoxicar o trato respiratório.
Algas
Ajuda o organismo a eliminar os resíduos radioativos e metais pesados.
Sabe aquele ditado “você é o que come”? É a mais pura sabedoria popular. Então, fique atento aos alimentos que você consome, pois suas escolhas vão refletir diretamente na sua saúde, longevidade e bem estar.
*com informações de M de Mulher, Corpo a Corpo, Mundo Boa Forma, Tua Saúde e Jornal do Empreendedor