TPM: Conheça os alimentos que aliviam os sintomas

Todos os meses o corpo da mulher sofre mudanças hormonais (variação dos níveis de estrogênio e progesterona). Essas transformações afetam significativamente o organismo feminino e causam a tão temida TPM (Tensão Pré Menstrual).

Em geral, os primeiros sintomas começam a aparecer nos 10 a 14 dias que antecedem a menstruação. Os mais comuns são: alterações de humor, seios sensíveis, desejo por comidas específicas, fadiga, irritabilidade e depressão.
A grande maioria das mulheres em idade fértil, 73% a 95%, apresenta algum sintoma leve. Já 3 a 11% chegam a ter sua rotina afetada por sofrerem com sintomas mais intensos.

Para amenizar esse desconforto feminino, o mercado disponibiliza suplementos nutracêuticos e remédios. Contudo, hábitos de vida saudável, com prática de atividade física, ingestão adequada de água e, principalmente, a alimentação balanceada ajudam a minimizar os sintomas. Mais do que isso… existem alimentos específicos que ajudam diretamente a aliviar os sintomas da TPM. Vamos conhecê-los?

tpm1

Chocolate meio amargo (70% cacau)
Promove sensação de bem estar, pois ajuda a liberar a serotonina e dopamina. É amigo do coração e estimula o sistema nervoso central. A recomendação de consumo é de 30g ao dia.

Linhaça
Ajuda no equilíbrio dos hormônios e da ansiedade, colaborando para o controle da compulsão por doces, bem comum às mulheres nesse período. Além disso, fortalece o sistema imunológico, combate a inflamação nas células, estimula o funcionamento do intestino e reduz os níveis de colesterol.

Chá de Camomila
Reconhecido por sua propriedade calmante, que ajuda a minimizar o sintoma da irritação. Segundo pesquisa publicada no jornal American Chemical Society of Agricultural and Food Chemistry, a camomila também colabora no alívio das cólicas. A sugestão é consumir 1 ou 2 xícaras nos dias de dores mais intensas.

Salmão
Rico em ômega 3 e vitamina B6, aumenta a disposição e regula o humor. Outros benefícios são: coopera para o controle da pressão arterial, colesterol ruim e triglicérides.

Aveia
Também com efeito no sentido de melhorar o humor, a aveia ajuda a aliviar a ansiedade, dores musculares e retenção de líquido e melhora o funcionamento do intestino.

Gengibre
Com propriedade anti-inflamatória, ajuda a aliviar a cólica. Dentre outros benefícios, a raiz ajuda a reduzir inflamações, combate a náuseas e é termogênico.tpm2

Cogumelo
The American Journal of Clinical Nutrition divulgou pesquisa afirmando que os cogumelos podem reduzir em até 35% os sintomas típicos da TPM, por possuir a riboflavina (vitamina B2).

Rúcula
Assim como outras folhas escuras, é fonte de magnésio, controla a taxa de estrogênio e estimula a serotonina, combate o mal-estar e a depressão, ajuda a diminuir a vontade de comer doces e a desinchar.

Abacaxi
Rico em maganês, ajuda a combater a irritação. Já devido ao potássio que possui, coopera na diminuição do inchaço. Vale lembrar que quando consumido fresco, diminui a vontade de comer doces.

Leite e derivados
Segundo pesquisas, alimentos ricos em cálcio minimizam em até 50% os sintomas pré-menstruais.

*com informações de Minha Vida, Marie Claire, M de Mulher e Corpo a Corpo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *