Acelerando o metabolismo com os termogênicos

Provavelmente você já ouviu falar deles… Que acelera o metabolismo, ajuda a emagrecer, a dá energia, é bom para isso ou aquilo… De quem estamos falando? Dos alimentos termogênicos, claro!

Eles podem ser um grande aliado no processo de emagrecimento. Então, vamos entender como funcionam.

Para realizarmos qualquer atividade o nosso organismo gasta energia – desde o simples movimento consciente de abrir uma porta, ao ato orgânico de respirar. Com os alimentos que consumimos não é diferente. Todo e qualquer alimento que ingerimos, requer que o nosso organismo gaste energia durante o processo digestivo. Contudo, existem alimentos que possuem a capacidade de aumentar o gasto calórico do corpo durante esse processo – os termogênicos. Eles estimulam o metabolismo a trabalhar mais acelerado, elevando a temperatura corporal, potencializando a queima de gordura.

Vale ressaltar que os termogênicos não fazem emagrecer de forma milagrosa. O seu consumo deve está incluído no contexto de uma dieta equilibrada e, preferencialmente, aliada a prática regular de exercício físico.

E atenção! Os termogênicos podem elevar a pressão arterial, provocar taquicardia, hipoglicemia, insônia, ansiedade e nervosismo. Por isso o seu consumo também tem algumas restrições: devem ser evitados por pessoas com hipertireoidismo, pois já possuem o metabolismo elevado. Gestantes, mulheres que amamentam, crianças, hipertensos, cardiopatas, pessoas com quadro de enxaqueca e úlcera devem ter atenção ao consumir.

termogenico1

Confira quais os principais alimentos termogênicos e dicas de consumo:

Gengibre
Segundo pesquisas, o consumo regular dessa raiz pode acelerar o metabolismo em até 20%. Ele pode ser consumido das mais diversas formas, em chás, sucos, molhos, temperos entre outros.

Pimenta Vermelha
Devido a substância capsaicina que possui, estimula o organismo a usar a gordura do corpo como fonte de energia e colabora na remoção de gordura das artérias. O recomendado é ingerir 3gr ao dia para elevar o metabolismo em até 20%. É contraindicado para pessoas que possuem gastrite ou hemorroida.

Canela
Excelente para turbinar o metabolismo. A canela é fonte de cálcio mineral, substância que também auxilia no processo de emagrecimento. Pode ser consumida em forma de chá, polvilhada sobre frutas, em bebidas quentes e em outros preparos na cozinha.

Chá Verde
Rico em cafeína e catequina, induz o organismo retirar das reservas de gordura a energia que necessita. O ideal é consumir 5 xícaras de chá durante 3 meses, para sentir seus benefícios.

Chá de hibisco
Diminui o processo de produção de células de gordura. Esse chá contém ainda um coibidor que bloqueia a produção da enzima que transforma amido em açúcar, a amilase. O chá de hibisco pode ser preparado com a infusão da flor ou mesmo colocando-as em água fria.

Alimentos com Ômega 3
Encontrado em peixes (atum e salmão) e em oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim…), acelera o metabolismo basal e diminui a retenção de líquido.

Café
Possui a cafeína, que é um termogênico natural e estimulante. Deve ser consumido no máximo 3 xícaras de café ao dia.termogenico2

Água gelada
Quando ingerimos a água gelada, o nosso corpo tem que gastar energia para “esquentá-la” e deixá-la numa temperatura adequada para nosso organismo (em média 36º e 37ºC). Para eliminar até 200kcal, a pessoa deve consumir 8 copos de água gelada ao dia.

Entre em contato com a Vida Leve, converse com nossos nutricionistas e saiba mais como usar os alimentos ao seu favor.

*com informações do Ig, Corpo a Corpo, Minha Vida e Mundo Boa Forma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *