Serotonina: mais uma arma contra as “gordices”

Quem nunca furou a dieta por causa de um docinho? Quando bate aquele desejo incontrolável de comer uma ‘‘gordice’’ é quase impossível resistir, não é?!

Então, o que acha de trabalhar essa vontade antes mesmo que ela apareça? Isso mesmo. Quase como uma ação preventiva!

E como fazer isso? Com os alimentos certos, claro! Tudo bem natural.
Nós já falamos anteriormente que o açúcar é totalmente dispensável para nosso organismo, que acelera o envelhecimento precoce e que, infelizmente, somos condicionados desde a infância a ter o doce como forma de recompensa.

O consumo do açúcar está ligado à liberação de serotonina, que proporciona a sensação de bem estar, de prazer.

serotonina

A falta de serotonina em nosso organismo aumenta a vontade de comer doces, pois desregula o humor, o sono e também a necessidade de ingerir carboidratos.

Assim, o consumo regular de alimentos ricos em um aminoácido chamado triptofano, que atua na produção da serotonina, colabora, e muito, nessa tarefa.

Vamos conhecê-los:

Tâmaras

Excelente fonte de energia. Além de ser rica em triptofano, também é fonte de potássio, cobre magnésio, cálcio e vitamina B5 (que ajuda a melhorar a qualidade do sono).
Com seu sabor agridoce, já se torna quase uma sobremesa.

Banana

Super comum na mesa dos brasileiros, a banana é uma ótima aliada no controle do consumo de doces.
Ajuda a levantar o humor, reduz o cansaço mental e câimbras.
Possui fibras, magnésio, potássio e vitaminas A, C e B6.

Amendoim

Consideravelmente calórico, devemos consumi-lo em quantidades moderadas.
Seus benefícios para saúde ultrapassam o controle da vontade de comer doces. Rico em ácidos graxos, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diminui o triglicérides e colesterol. Confere energia, melhora o humor, evita o envelhecimento precoce e combate o estresse.

Carnes magras

Ótimas fontes de triotofano, também são ricas em proteínas, fundamental para o ganho e manutenção dos músculos, fortalece a produção de hormônios e a imunidade.

Leite e derivados

Aliado no combate a compulsão por doces, o leite ainda é uma poderosa fonte de cálcio, proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.

Ovo

Além de ser fonte do aminoácido triptofano, esse super alimento é rico em colina, que é ótimo para saúde do cérebro, dos olhos, ajuda a reduzir em até 24% o risco de câncer de mama, entre outros benéficos.

Gão-de-bico

Rico de triptofano, o grão-de-bico é fonte de proteínas, magnésio, sais minerais e vitaminas do complexo B e fibras.

É claro que o simples fato de ingerir esses alimentos não fará ‘milagre’. Seu consumo deve está no contexto de uma alimentação balanceada e prática de atividade física.

Lembre-se… eliminar ou diminuir a quantidade de doce consumido é uma questão de hábito, de se reeducar.

*com informações da Exame e Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *