Alimentos que previnem a enxaqueca

Quando falamos em dor de cabeça, principalmente enxaqueca, já pensamos em tomar um comprimido e ficar num cantinho, quietinho e sem barulhos… esperando a dor passar. Não é?

O que muita gente não sabe é que é possível prevenir a enxaqueca de uma forma gostosa, fácil e saudável – através dos alimentos.

Isso mesmo! Da mesma forma que existem alimentos que podem servir de ‘’gatilho’’ para uma crise, há outros que ajudam a prevenir e até a aliviar alguns sintomas que acompanham a dor.

novo-medicamento-11

Vamos conhecê-los:

• Alimentos ricos em magnésio

Eles ajudam a controlar o fluxo de sangue no cérebro e a estabilizar os níveis de insulina.

É abundantemente encontrado em folhas verdes, ervilha, ovo, batata, frutos do mar, cenoura e aveia.

• Alimentos que estimulam a produção de serotonina.

A serotonina é muito importante para várias funções, entre elas, regula as vias sensoriais do corpo, incluindo a via dolorosa.

Em geral, pessoas com quadro em enxaqueca apresentam baixos níveis desse neurotransmissor.

Sua produção pode ser estimulada com o consumo de frango, peru, ovos, leite, queijos, banana, cereja, abacate, chocolate acima de 70% cacau, feijão, aveia, arroz, cereais integrais e castanhas.

• Alimentos que aliviam sintomas que acompanham a enxaqueca

Gengibre: melhora as náuseas e distúrbios digestivos, além de bloquear os efeitos das substâncias causadoras da dor e inflamação.

Peixes (como salmão e sardinha): rico em ácido graxos e ômega 3, atua contra inflamações, obstrução de vasos sanguíneos e pressão alta.

Cenoura: abundante em antioxidante, combate as inflamações aliviando a dor.

Hábitos de vida saudáveis também são fundamentais no controle das crises de enxaqueca. É indispensável beber bastante água, praticar atividade física regularmente, alimentar-se bem e não ficar longos períodos em jejum.

Vale lembrar que a dor de cabeça e a enxaqueca pode ser um sintoma de alguma doença. Então, procurar auxilio médico é fundamental.

*com informações de M de Mulher, Minha Vida, Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *