Entenda a diferença entre intolerância alimentar e alergia alimentar

Você sabia que a intolerância alimentar está presente em cerca de 40% da população? Embora seja comum, ela é muito confundida com alergia por seus sintomas serem, muitas vezes, parecidos.

A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando entra em contato com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados. Já na intolerância alimentar é um distúrbio digestivo relacionado com a baixa ou com a não produção de enzimas para digerir determinado nutriente, como no caso da lactose que gera a intolerância à lactose. O alimento não é digerido corretamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal.

A intolerância alimentar é muito mais frequente e pode afetar qualquer individuo sem história familiar, enquanto a alergia alimentar geralmente é um problema mais raro e hereditário, surgindo em vários membros da mesma família.

As alergias são mais comuns na infância, enquanto que a intolerância geralmente se manifesta em crianças maiores e adultos. Por exemplo, enquanto o intolerante pode consumir derivados de leite em quantidades pequenas sem reações, o alérgico a leite deve ter sua dieta isenta de toda e qualquer proteína do alimento.

Com informações de: Ativo saúde e Blog da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *