AS SEMENTES E OS BENEFÍCIOS PARA O CORPO
LINHAÇA
Ela é uma das fontes mais ricas de ácidos graxos ômega 3 vegetal, chamado ácido alfa-linolênico (ou ALA), no mundo!
Além disso, elas são a principal fonte de lignana, (um fitoquímico benéfico a saúde. São polifenóis que fornecem antioxidantes que ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento, ajudando no equilíbrio hormonal e na regeneração celular) pois contém cerca de sete vezes mais dessa substância do que o segundo colocado, as sementes de gergelim.
Apenas para se ter uma ideia, a ingestão da linhaça pode melhorar a digestão, a pele, a saúde cardiovascular, o colesterol, o equilíbrio hormonal, reduzir o desejo por alimentos com açúcar e até ajudar no combate ao câncer.
Das sementes de linhaça é extraído um óleo (por prensagem a frio), que é facilmente digerido e uma fonte concentrada de gorduras do bem.
Vamos aos 10 principais benefícios da Linhaça:
1 – É rica em fibras e baixa em carboidratos;
2 – Tem alto teor de ácidos graxos ômega 3;
3 – Ajuda a deixar a pele e os cabelos saudáveis;
4 – Ajuda a baixar o colesterol;
5 – Não contém glúten;
6 – Contém alto teor de lignana;
7 – Ajuda na digestão;
8 – Pode ajudar a prevenir o câncer;
9 – Pode ajudar no gerenciamento do peso;
10 – Ajuda a diminuir os sintomas de desequilíbrio hormonal;
COMO CONSUMIR A LINHAÇA?
Para obter o máximo de benefícios da linhaça, é preciso consumi-la triturada (você pode moê-las, usar a farinha ou o óleo de linhaça). Isso porque nosso organismo não consegue acessar os nutrientes encontrados dentro das sementes (se forem ingeridas inteiras).
Uma boa dica é utilizar a farinha em receitas de muffins, pães e biscoitos. É prático e as receitas ficam deliciosas. Dê sempre preferência a comprar a semente e triturar em casa na hora de consumir, dessa forma você garante a integridade dos nutrientes e evita perdas desnecessárias.
QUANTO DEVO CONSUMIR POR DIA?
A maioria dos adultos deve consumir entre 25 e 40 gramas de fibra de alimentos ricos em fibras diariamente. Comer apenas duas colheres de sopa de sementes de linhaça por dia fornecerá cerca de 20% a 25% de suas necessidades de fibras.
GERGELIM
Os benefícios do gergelim estão especialmente relacionados com a rua riqueza em fibras que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e a reduzir a quantidade de colesterol, podendo ser adicionado nas refeições como saladas e sopas, para tratar prisão de ventre ou colesterol alto, por exemplo.
O gergelim não altera o sabor dos alimentos, por isso pode ser utilizado em diversas preparações ou até mesmo acrescentado no iogurte, diminuindo a absorção de carboidratos e aumentando a saciedade.
BENEFÍCIOS DO GERGELIM
Devido à sua ação adstringente, analgésica, antidiarreica, relaxante, diurética, anti-inflamatória e antimicrobiana, o gergelim pode ser utilizado com diversos objetivos e possui vários benefícios, como:
– Diminuir o apetite e ajudar a emagrecer;
– Reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas;
– Ajudar a controlar a pressão arterial;
– Melhorar a saúde da pele, facilitando a cicatrização e evitando manchas da idade;
– Aumentar as defesas do organismo;
– Manter os ossos e dentes fortes;
– Evitar lesões no fígado, eliminando produtos tóxicos do órgão;
– Melhorar o humor;
– Regular a produção de hormônios.
Além disso, o gergelim também é rico em folato e, por isso, pode ser utilizado na alimentação de mulheres grávidas para diminuir o risco de malformações no bebê, como espinha bífida ou doenças cardíacas. Além disso, também previne casos de anemia na gestante e de pré-eclâmpsia.
QUINOA EM GRÃOS
Os benefícios da quinoa são tantos que ela é comumente descrita como um “superalimento” ou um “supergrão”. Tornou-se mundialmente popular entre as pessoas que querem manter a saúde e estão sempre em busca de alimentos mais completos e saudáveis. Isto porque se trata de uma semente pequena, mas cheia de proteínas, fibras e várias vitaminas e minerais.
A quinoa é naturalmente sem glúten e contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras. Ela é um dos poucos alimentos vegetais considerados uma proteína completa, composta por todos os aminoácidos essenciais. Quinoa também tem uma elevada proporção de proteína quando comparada com outros grãos. Cerca de 25% de ácidos graxos da quinoa são gordura monoinsaturada saudável para o coração, e cerca de 8% é ácido alfa-linolênico (ALA), o tipo de ômega 3 encontrado em plantas.
Agora que você já conheceu algumas sementes muito importantes e essenciais a uma alimentação balanceada, vou te passar uma dica bem valiosa para você fazer hoje mesmo com as sementes que você já tem em casa.
Pegue suas sementinhas, despeje-as em uma frigideira antiaderente, e deixe-as tostando. Voce vai observar que elas começam a pular da pnela e em seguida desligue o fogo, espere que elas esfriem e guarde em um recipiente bem fechado e longe da incidência de luz. Dessa maneira, além de você ter um alimento com propriedades mais antioxidantes, suas sementes ficarão com um sabor espetacular!
Fonte: Nutriconista Catharina Fernandes