Café: mitos e verdades

Apesar de ser bastante popular e quase uma unanimidade, muitas dúvidas ainda pairam sobre o café.

Hoje vamos desvendar os segredos dessa bebida, conhecendo seus principais mitos e verdades.

 

Confira:

 

Café tira o sono

Depende. A cafeína presente no café estimula o sistema nervoso central. Em geral, as pessoas sentem seus efeitos, ficando mais alertas, dispostas, inibindo o sono. Contudo, há pessoas no qual o organismo metaboliza a cafeína muito rápido, fazendo com que esse efeito passe por desapercebido.

 

Café faz mal a saúde

Mito. Em quantidades adequadas a bebida fez bem a saúde, pois possui uma variedade de nutrientes importantes para nosso organismo. Porém, quando consumido em excesso, ou por pessoas que têm restrição a alguma das substâncias contida no café, pode fazer mal.

O recomendado é consumir no máximo de 150 a 200ml ao dia.

 

Café vicia

Mito. O individuo pode ter o hábito de tomar café e não uma dependência.

Não existe nenhuma substância na bebida que tenha efeito viciante,  mesmo a cafeína. Como afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS): “não há nenhuma prova de que o uso de cafeína tenha consequências físicas e sociais comparáveis, ainda que remotamente, às consequências de drogas”.

 

Criança não pode tomar café

Depende. Com idade inferior a 2 anos, a criança não deve tomar. Dos 2 aos 6 anos, já pode consumir  em baixa quantidade (meia xícara ao dia). Já a partir dos 6 anos, a quantidade não deve passar de 1 xícara pequena ao dia. Sempre observando como a criança irá reagir à bebida, pois cada organismo se comporta de uma forma.

 

Café pode ajuda a emagrecer

Verdade. Por ser uma bebida com efeito termogênico, ajuda a acelerar o metabolismo, potencializando a perda de peso. Por outro lado, o café pode também ajudar a inibir o apetite e a conferir mais disposição para a prática de atividades físicas.

Vale ressaltar que o café deve ter ação coadjuvante para quem quer perder ou manter o peso. Ele deve estar inserido em uma dieta balanceada e exercícios. Não adianta simplesmente tomar café, achando que vai emagrecer, por que não vai!

 

Café altera o humor

Verdade. Pesquisas já comprovam que o consumo de quantidades adequadas da bebida está relacionado à melhora do humor, disposição e atividade cognitiva.

643821-O-cafe-nao-causa-vicio

 

Gestante não pode tomar café

Mito. Consumido em doses moderadas o café não faz mal a gestante. Entretanto, a ingestão exagerada, por até ocasionar o aborto em casos extremos.

 

Café alivia a dor de cabeça

Verdade. Devido às propriedades vasoconstritoras que a cafeína possui, em quantidade adequada, o café pode sim ajudar a aliviar. Prova disso, é que a cafeína é encontrada em diversos remédios para dor de cabeça.

 

Não se deve tomar café depois do almoço

Verdade. Apesar de ser um hábito tomar um cafezinho logo após o almoço, não é saudável. Deve-se respeitar um intervalo de pelo menos 1 hora após a refeição, pois a bebida pode atrapalhar a absorção dos nutrientes ingeridos, como cálcio e ferro.

 

Café causa problemas digestivos

Mito. Não há comprovação da ciência quanto a isso. Um café fresco, de boa qualidade, feito de maneira correta e em doses adequadas não tem o poder de causar questões gástricas. Contudo, pessoas que já possuem algum problema nesse sentido, pode ter o quadro agravado.

 

 

*com informações do G1 e Hoje em Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *