Banana: conheça mais sobre a queridinha dos brasileiros

Preferência nacional, a banana está entre uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, cerca de 20Kg ao ano por pessoa.

Ela é rica em fibras, potássio, triptofano, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, C, B1, B2 e B6, carboidrato e antixoxidantes. Se existisse um ranking das frutas, com certeza, a banana estaria no pódio!

Com tantos nutrientes, os benefícios da fruta para nosso corpo também são variados.

A banana colabora no controle da pressão arterial, minimiza as câimbras, confere energia ao corpo – favorecendo o desempenho na prática da atividade física, por isso é muito consumir por atletas, principalmente durante as competições.
Além de atuar na produção da serotonina, o hormônio do bem estar, colaborando para a melhora do humor e até da depressão.

Por ser um alimento repleto de fibras, tem efeito positivo no trato intestinal e colabora no controle do peso, pois confere sensação de saciedade por mais tempo, além de diminuir a compulsão por doces.

Prata, nanica, ouro, maça, da terra… tem bananas para todos os gostos. E, apesar de sua variedade de tipos, elas têm valores nutricionais bem parecidos, inclusive as calorias – cerca de 90 kcal em cada 100 gr.

Versátil, é ingrediente de diversas receitas, desde bolos fit à gordices, do prato principal à sobremesa… Essa fruta é quase um coringa. Inclusive sua casca pode ser aproveitada, até podendo se passar por carne (no sabor e não nos nutrientes) em preparações vegetarianas.

Lembre-se… na hora de consumir, nada de exageros. Se o recomendado é ingerir 3 porções de frutas ao dia, o ideal é variar. Use a banana em uma dessas porções, e nas outras, aproveite os benefícios que outras frutas também podem lhe oferecer.

*com informações do Bem Estar e M de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *