A importância do ÔMEGA-3 na saúde

As doenças crônicas não transmissíveis constituem o problema de saúde de maior magnitude no Brasil, correspondendo a 72% das causas de mortes. Alimentos funcionais surgem para melhorar a qualidade de vida e reduzir os riscos de doenças crônico-degenerativas.

O consumo do ômega-3 na dieta através da alimentação ou até mesmo mediante suplementação têm mostrado a cada dia efeitos benéficos ao organismo humano resultando em alegações de propriedades funcionais dos mesmos. Além de estarem envolvidos nas estruturais das membranas celulares e do cérebro, auxiliarem no metabolismo e principalmente nos processos inflamatórios.

O ômega 3 ( ALA – EPA e DHA) são chamados de essenciais pois não podem ser sintetizados pelo organismo humano e devem ser obtidos através da dieta. A OMS recomenda o uso de EPA e DHA para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, possuem características anti-inflamatórias e a inflamação é a base de muitas doenças crônicas como a OBESIDADE.

suplementacao-de-omega-3-nao-faz-bem-a-saude-diz-estudo-1531935573069_v2_900x506

O ômega-3 é encontrado com fonte de ALA na linhaça, nozes etc, mas nosso organismo só converte cerca de 5% desse ALA em EPA e DHA que são os principais responsáveis pelos efeitos terapêuticos do Ômega-3.

Os àcidos graxos EPA e DHA são encontrados em peixes de águas frias (salmão, arenque, sardinha e truta), pois consomem fitoplâncton, algas ricas em EPA e DHA. Mas para se obter a recomendação diária é necessária a suplementação, até porque a maioria não consumem peixes diariamente e nem a quantidade suficiente. Sem falar que é difícil garantir as propriedades do alimento até chegar em sua mesa, pois depende das práticas de cultivo e onde eles crescem.

* Com informações dos artigos:
FERREIRA, Gildete Rezende; FERNANDES, Mariane Sampaio; NAVARRO, Francisco. Consumo de ômega 3 (n-3) como fator de prevenção de doença cardiovascular. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento
/ SIMOPOULOS, Artemis P; MD, FACN. Omega-3 Fatty Acids in Inflammation and Autoimmune Diseases. Journal of the American College of Nutrition.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *