Fruta ou Suco da Fruta?

Uma boa pedida durante as refeições, na hora do lanche e até mesmo para ajudar a refrescar aqueles dias mais quentes… o suco é sempre uma boa pedida!

Porém, muitas pessoas substituem as frutas que consumiriam pelo suco. Afinal, se o suco for natural, dá no mesmo, não é?

Não!

Ao consumir a fruta, estamos ingerindo, além da frutose (o açúcar natural da fruta), as fibras contidas em sua casca (nos casos em que é possível comer sem descascar) e no seu interior. Isso faz com que não haja pico de índice glicêmico no organismo. Lembrando que os nutrientes ali presentes serão absorvidos de forma mais completa, sem perdas.

Já quando o suco é feito, as fibras da fruta são quebradas, sua casca é batida ou descartada… tudo isso vira uma espécie de bagaço, que, geralmente, é coado, restando apenas o sumo rico em frutose. Em muitos casos ainda, é acrescentado açúcar (aquele, industrializado mesmo, encontrado no supermercado). E mesmo quando guardado na geladeira, suas propriedades nutricionais vão se perdendo.

Com isso, aquele delicioso e super nutritivo suco da fruta que a pessoa consume, acaba sendo, a grosso modo, água com açúcar.

Aí você pode se perguntar: então nem adianta eu tomar suco, por que no fim das contas ele não é saudável?

suco-ou-fruta-3

Também não é assim.
O suco é uma excelente opção para hidratação e ingestão de nutrientes sim. Mas, não. Ele não substitui a fruta in natura. E sim, existem formas de aproveitar ao máximo o que o suco tem de bom.

Vamos às dicas (no caso de suco natural, claro!)

• quando possível, bata a fruta com casca;
• não coe. Consuma com aqueles “bagacinhos”, é ali que está a fibra;
• fique atento a quantidade de fruta usada;
• evite acrescentar açúcar;
• dê um “up” no seu suco acrescentando uma dose extra de fibra, com chia, amaranto, quinoa… e folhas verdes;
• e, principalmente, consuma-o imediatamente após o preparo, para aproveitar ao máximo todos os nutrientes.

*com informações do Globo Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *