Café nosso de cada dia!

Preferencia nacional, o café é quase uma unanimidade.

De acordo com o Conselho Nacional de Café de 2012, aproximadamente, 97% dos brasileiros com mais de 15 anos consomem café diariamente.

No mesmo sentido, o Instituto Brasileiro do Café aponta que, em média, o brasileiro ingere 80 litros da bebida por ano.

Quente, gelado, forte, fraco, puro ou com leite, doce ou amargo… tem café para todos os gostos.

Apesar de ser uma das bebidas mais populares do mundo, o café ainda gera muita polêmica.

Dose

O que podemos ressaltar como sendo um ponto que os especialistas concordam, é a quantidade consumida que o transforma em mocinho ou vilão.

Claro que existem pessoas que são mais sensíveis ao efeito da bebida. Mas, em geral, consumindo de doses adequadas, o café se torna um grande parceiro da sua saúde.

 É recomendado, para um adulto (em condições normais), a ingestão de 150 a 200 ml (cerca de 3 ou 4 xicaras pequenas), divididas em 3 porções ao longo do dia. Ao passar da quarta xícara, o café já pode apresentar efeitos nocivos.

Benefícios

O componente mais famoso do café é a cafeína. Contudo, ele também contém nutrientes relevantes para o nosso organismo, como: ferro, manganês, magnésio, potássio, cálcio, sódio, ácidos graxos, minerais, lipídios e aminoácidos.

Entre os benefícios, podemos elencar: estimula a concentração, ajuda a combater a depressão, confere mais disposição, potencializa o processamento mental, tem ação vasoconstritora e possui efeito analgésico.

Alguns estudos apontam que o café colabora no sentido de evitar doenças cardíacas, diabetes tipo II, calculo renal, mal de Alzheimer e Parkinson. E até ajuda na queima de gordura.

Pesquisas sugerem que o café contribui, inclusive, no tratamento do alcoolismo e dependência química por drogas.

Atenção

Pessoas com estresse, problemas psiquiátricos, gástricos, insônia, osteoporose, idosos e mulheres na menopausa precisam ter cuidado com o consumo do café.

A cafeína, presente no café, e em alguns alimentos, potencializa a eliminação de cálcio e concorre com o ferro e a vitamina C, tendo a capacidade de até anular esses nutrientes.

Já as mulheres grávidas também devem usufruir a bebida com moderação, pois, em casos extremos, o excesso pode até levar a aborto.

O café ainda pode provocar arritmia cardíaca, ansiedade, dor de cabeça, irritabilidade, insônia e problemas gastrointestinais.

CNejyFyW8AAVRAT

Dica

O modo de preparo também é importante.

Durante a preparação, a água quente em contato com o pó, remove algumas substâncias do grão – entre elas, cafestol e caveo -, que ajudam a aumentar os níveis de colesterol sanguíneo.  O filtro de papel ajuda a reter essas substancias maléficas, já o coador de pano não.

O café também não pode ser muito torrado. Dê preferência para os pós com a cor mais clara, tipo de chocolate (menos torrado), do que mais escuro (mais torrado). Isso porque durante a torra o grão é submetido a elevadas temperaturas e por um período considerável. Quanto mais tempo o grão permanece nessas condições, ele vai perdendo suas substancias benéficas.

*com informações do G1 e Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *