Sal pode causar demência

Que o sal, quando consumido em excesso, faz mal a saúde, não é novidade. Contudo, mais um malefício está sendo atribuído a este famoso ingrediente.

Um estudo divulgado recentemente por pesquisadores americanos indica que o sal pode comprometer as atividades cognitivas do cérebro, como percepção, raciocínio e aprendizado.

Segundo o artigo, o excesso de sal leva o organismo a produzir uma substância que diminui a quantidade de sangue presente no cérebro.

E isso nada tem haver com algum possível efeito da hipertensão – principal doença ligada ao consumo de sal, responsável por desencadear infarto e derrame.

A pesquisa foi realizada com ratos. Contudo, o pesquisador responsável ressalta que esses resultados podem acontecer de forma análoga no corpo humano.

A boa notícia, é que quando o consumo do sal passa a ser controlado de forma adequada, esses efeitos nocivos ao cérebro retrocedem.

Vale lembrar que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo máximo diário de 5gr de sal. No Brasil, esse consumo médio chega a 12gr.
Então, fique atento! Em geral, alimentos industrializados contém muito sódio, mesmo os doces. É sempre bom dar preferência por alimentos naturais, comida feita em casa. E quando isso não for possível, leia os rótulos dos alimentos que for consumir e compare as informações.

*com informações do Bom Dia Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *